sábado, 14 de fevereiro de 2015

Jantar no Barreiro #2 - A Charrua

Os Sábados são preferencialmente dias de não fazer nada. Cozinhar? Naaaaão. Almoçar fora? Sim!
Posto isto, descobrimos A Charrua, um restaurante no Barreiro onde logo à entrada (ainda nem estávamos sentados) já nos tinham indicado quais os pratos do dia e mostrado o peixe fresco para podermos escolher.
Para entrada vieram umas belíssimas azeitonas e pão. Para beber pedimos Sangria Branca (1L) que se revelou uma autêntica tentação. 
Confesso-vos que nunca tinha comido Arroz de Cabidela. Sim, é verdade! E eis que decidi finalmente provar. Para pratos principais pedimos então uma dose de Arroz de Cabidela e um Pargo Grelhado no Carvão com Batata Cozida (e fomos nós que escolhemos este senhor peixe!). O Pargo estava excelente e o Arroz de Cabidela, para mim que estava bastante céptica, foi uma surpresa: estava divinal.
No final desta tranquila refeição, ainda houve espaço para sobremesas: uns deliciosos Profiteroles e um Doce da Avó.
A Charrua caracteriza-se pelo ambiente acolhedor e descontraído, comida caseira bem confeccionada e bons preços. Ah pois é, e quanto pagámos, querem vocês saber? 29.00€, para 2 pessoas.
A Charrua fica na Rua Goa, nº.18, Quinta da Lomba, Barreiro.



                                                        
Arroz de Cabidela

Profiteroles



domingo, 8 de fevereiro de 2015

Jantar em Lisboa #3 - Terras Gerais Bistrô

Portugal alimenta-me bem e não é só com comida portuguesa. Por vezes, há que enveredar por outros paladares e conhecer outros locais. Desta vez, partilho convosco um jantar num espaço muito agradável, um recanto "escondido" na zona do Martim Moniz, onde serão certamente muito bem acolhidos. 
A comida do Terras Gerais Bistrô é tipicamente mineira e o local uma agradável surpresa. O espaço é pequeno mas à entrada somos tão bem recebidos que nos apercebemos de imediato que se trata de uma experiência que certamente iremos relembrar. 
O atendimento é 5 estrelas e prima pela simpatia e carácter atencioso para com todos aqueles que visitam este espaço. É gerido por um casal, o que torna o ambiente familiar, e a sua comida é tipicamente caseira.
E como Brasil pede caipirinha e há que provar a especialidade da casa, pedimos logo uma Caipirinha de Kiwi e uma de Abacaxi.
Para entrada quisémos provar o Kibe Mineiro, que regado com limão é muito saboroso! 
Para pratos principais pedimos Vaca Atolada e Feijoada. A carne era espectacular, muito tenra e com um gosto divinal. Quanto à feijoada, nem a farofa faltou e digamos que também estava óptima e a dose generosa desaparecereu como por magia. De salientar a couve mineira e a mandioca no rol de acompanhamentos, ingredientes que não encontramos tão facilmente e tão bem cozinhados. 
E como há muita variedade e o ambiente pede calma para se desfrutar, provámos também a Caipirinha de Morango e a de Maracujá. A música brasileira de fundo conferia ao ambiente uma paz e envolvimento fenomenais. 
Ainda houve espaço para uma belíssima sobremesa (para dividir pelos 2): Banana Frita com Gelado de Noz. 
E no final bebemos 2 cafés e provámos a verdadeira Cachaça brasileira (caseira). 
Tendo em conta tudo o que comemos e as caipirinhas, pagámos 47,60€ por este jantar para 2 pessoas. 
Aconselho vivamente uma visita a este restaurante mineiro. É o ideial para uma comemoração ou um dia romântico. Se possível, façam marcação para garantir acesso ao espaço na data pretendida. E vão com tempo, para poderem desfrutar de tudo o que o Terras Gerais Bistrô tem para vos oferecer. Garanto-vos que vão ficar fãs. Fica na Calçada de Santana Nº 70, Lisboa.




Kibe Mineiro

Vaca Atolada

Feijoada Mineira

Banana Frita com Gelado